quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A Organização da Igreja Primitiva (Macro-Organização)

As pequenas igrejas nas casas e a grande igreja da cidade

Em todas as cidades onde os seguidores de Cristo estabeleciam moradia no primeiro século, havia as pequenas igrejas nas casas de alguns irmãos (Gr. hh kat’ oikon eklesia); e o conjunto total das igrejas nas casas de uma cidade era a igreja cristã da cidade. Não há variação deste padrão no Novo Testamento. Quanto às igrejas se reunirem nas casas (oikos), basta olhar as seguintes referências: Atos 1:13; 2:2; 2:42; 2:46; 5:42; 7:48-50; 8:3; 12:12; 16:40; 20:20; 28:30; Romanos 16:3-5; 1 Coríntios 1:11; 14:26; 16:19; Colossenses 4:15; Filemom 1:1-2). Essas são referências diretas. Há outras indiretas, como 1 Cor. 1.16; 16.15 etc.

Quando Paulo escrevia a uma igreja (por exemplo aos Coríntios), ele estava escrevendo aos cristãos da cidade, portanto, a todos os santos que moravam em Corinto, e que compunham a igreja da cidade. Assim era com todas as cidades onde havia cristãos, sem exceção. Igrejas nas casas e a igreja da cidade. Esse era o padrão macro-organizacional.

Não havia divisões (denominações) cristãs em nenhuma cidade. Aliás, qualquer iniciativa neste sentido era tida como pecaminosa e era rigorosamente combatida pelos apóstolos. Divisões são originadas pelo pecado da vaidade: “Eu sou de Paulo, eu de Apolo...(1 Cor. 1.12). Cada cidade deveria ter apenas uma igreja: a igreja cristã da cidade, composta pelas pequenas igrejas nos lares daquela cidade.
Marcio Rocha

Um comentário:

  1. Tenho uma visão simples: Reunião, todos que tem um dom podem trazer palavra profética, salmodiar , hoje chamam de louvar,línguas com interpretação, se não fiquem calados, tudo com ordem , para fim exclusive edificação do corpo de Cristo , ou aperfeiçoamento, principalmente da sua santidade.
    Outros dons fora das reuniões para ajudar, consolar, fortaceler, saúde física, saúde monetária,necessidades básicas dos irmãos. E os presbíteros ,episcopais, bispos, anciões, supervisionam, toda esta ação, se está em conformidade com a obra do espírito santo ou seja ações bíblicas, se não agirão imediatamente para retornar aos "trilhos".
    O novo testamento inteiro corrobora com isso. Como é muito simples, os homens e mulheres têm muita dificuldade em aceitar, tem que ter uma entidade ,um líder que na maioria das vezes suportam ,etc, etc, etc.
    Estou errado , que bom estou aberto para correção, que Deus com este blog

    ResponderExcluir