sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Quatro Características Marcantes da Igreja Primitiva



A igreja primitiva possuía quatro características marcantes, que dificilmente são encontradas nas igrejas modernas, a não ser em algumas igrejas nos lares. A igreja do Senhor Jesus Cristo, como organismo espiritual, tinha as seguintes características principais:


  1. Sempre manifestava em seu estilo de vida, a autoridade e a liderança de Jesus Cristo, opondo-se à liderança humana. Jesus Cristo é o centro e a autoridade única na igreja;
  2. Ela sempre permitia e encorajava a participação de cada membro nas reuniões. Cada pessoa era um membro do Corpo, participava ativamente nas reuniões da igreja; cada crente era um sacerdote real. Cada crente edificava a igreja, contribuindo com seus dons naturais e espirituais (veja I Coríntios 14.26-27);
  3. A igreja no primeiro século vivia, na prática, a teologia expressa no Novo Testamento.
  4. Ela refletia o amor e relacionamento que existem na Trindade Divina.

A Hierarquia é uma coisa estranha na igreja. Uma aberração. Ela foi copiada dos romanos e inserida na igreja, no quarto século. Já na segunda metade do Século II, percebe-se, pelas cartas patrícias, as influências da civilização Greco-Romana na organização da igreja. A igreja tem somente um cabeça - Jesus Cristo. Os homens e mulheres são membros do Corpo. E todos os membros recebem ordens diretas da cabeça (cérebro), por meio do sistema nervoso. Em um corpo, nenhum membro manda em outro. Na igreja do Senhor Jesus Cristo, ele é o cabeça; os cristãos são membros que recebem ordens dele, por meio do seu "sistema nervoso", que é o Espírito Santo. Outra forte metáfora do significado da igreja é a família. Os cristãos são chamados para ser irmãos. Mesmo os irmãos mais velhos em uma família não têm autoridade sobre os mais novos. São iguais entre si, em termos de importância e de acesso ao pai. Na família de Deus, a única autoridade é Cristo. Os cristãos são todos irmãos e irmãs.

Todos os cristãos são sacerdotes reais. As funções de cada um são diferentes, relacionadas aos seus respectivos dons e talentos, mas todos ministram diretamente ao Senhor, sem intermediários (1 Timóteo 2.5).

Quanto ao aspecto participativo, o contexto de I Coríntios 14.26-33 só pode ser praticado em pequenos grupos. Uma igreja tipo auditório inviabiliza a participação de cada membro nas reuniões de adoração da igreja. A igreja institucional, com seu culto típico, é uma agressão ao "DNA" da igreja, pois impede a participação de todos. Somente em igrejas nos lares é possível a todos participarem.

O Novo Testamento nos foi dado como diretriz para a igreja em todos os tempos. A igreja de hoje não pode descartar as práticas e a vida da igreja neo-testamentária, como se fossem coisas do passado.

Na Trindade Divina há um relacionamento que se refletia na igreja primitiva e deve se refletir na igreja hoje e sempre. As três pessoas de Deus se amam e são iguais entre si em autoridade (não há hierarquia entre eles). Os irmãos também devem rejeitar a hierarquia entre si (abolir "cargos e/ou títulos eclesiásticos"), e amar uns aos outros, expressando isto em ações e palavras.

Se hoje, uma comunidade quer ser uma igreja (de verdade), precisa ter essas características.

Marcio Rocha

13 comentários:

  1. Irmão em CRISTO JESUS, são as palavras mais certas e as mais apropriadas que eu já li nos dias atuais que estamos vivendo na igreja do SENHOR JESUS.

    ResponderExcluir
  2. Irmão em CRISTO JESUS, são as palavras mais certas e as mais apropriadas que eu já li nos dias atuais que estamos vivendo na igreja do SENHOR JESUS.

    ResponderExcluir
  3. A paz queridos, infelizmente esse raciocínio está equivocado, pois todos nós sem exceção ao nascermos, já estamos debaixo de uma autoridade ( pai/mãe) na igreja de Cristo deve ser respeitada a liderança pois Cristo quando revela o apocalipse à João e manda escrever as cartas para as igrejas, se dirige aos pastores como anjos da igreja e pra resumir na trindade existe uma hierarquia sim, pai,filho e espírito santo e cremos em um só mediador Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  4. A paz queridos, infelizmente esse raciocínio está equivocado, pois todos nós sem exceção ao nascermos, já estamos debaixo de uma autoridade ( pai/mãe) na igreja de Cristo deve ser respeitada a liderança pois Cristo quando revela o apocalipse à João e manda escrever as cartas para as igrejas, se dirige aos pastores como anjos da igreja e pra resumir na trindade existe uma hierarquia sim, pai,filho e espírito santo e cremos em um só mediador Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  5. Sem hierarquia tudo fica desorganizado.

    ResponderExcluir
  6. Sem hierarquia tudo fica desorganizado.

    ResponderExcluir
  7. Hierarquia? Pois agora que temos a Cristo como nosso príncipe, a necessidade de ter outro, somos todos um só corpo​, é uma cabeça que é Cristo, sejamos integral no meio de Jesus Cristo, pois se todos compartilhar as boas novas de nosso criador estaremos nos aproximando da vitória com Jesus Cristo,ou agora vamos nos entregar a seguir homens e ideias de homens, mas vamos compartilhar as boas novas e compartilhar o aprendizado dá palavra, jamais podemos nos comparar a trindade, mas podemos buscar ela para no santificar, pois se comparar a trindade como o segmento do nosso dia dia seria nos igualar a ele, na trindade nenhum manda no outro mas cada um sabe o que fazer, isso não se chama hierarquia, e assim Cristo nos deixou para buscar a igualdade entre irmãos para se ajudar uma ao outro, agora pode alguém se dizer em administro o povo de Deus! Jamais só existe um Deus então ele nos organiza através do consolador, que foi nos deixado pelo seu filho Jesus Cristo, que possamos refletir todos os dias, e a paz do senhor Jesus Cristo esteja conosco.

    ResponderExcluir
  8. Hierarquia? Pois agora que temos a Cristo como nosso príncipe, a necessidade de ter outro, somos todos um só corpo​, é uma cabeça que é Cristo, sejamos integral no meio de Jesus Cristo, pois se todos compartilhar as boas novas de nosso criador estaremos nos aproximando da vitória com Jesus Cristo,ou agora vamos nos entregar a seguir homens e ideias de homens, mas vamos compartilhar as boas novas e compartilhar o aprendizado dá palavra, jamais podemos nos comparar a trindade, mas podemos buscar ela para no santificar, pois se comparar a trindade como o segmento do nosso dia dia seria nos igualar a ele, na trindade nenhum manda no outro mas cada um sabe o que fazer, isso não se chama hierarquia, e assim Cristo nos deixou para buscar a igualdade entre irmãos para se ajudar uma ao outro, agora pode alguém se dizer em administro o povo de Deus! Jamais só existe um Deus então ele nos organiza através do consolador, que foi nos deixado pelo seu filho Jesus Cristo, que possamos refletir todos os dias, e a paz do senhor Jesus Cristo esteja conosco.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de falar contigo irmão. Qual é seu email?
    Estou a algum tempo pensando nestas coisas. Meu contato é 11998024832 Eduardo

    ResponderExcluir
  10. Bom dia amados irmãos em Cristo Jesus. A igreja somos todos nós, somos membros de um único corpo, no qual todos nós sabemos que a cabeça é Cristo. A palavra diz: Sê imitadores de Cristo. E isso amados digo, que nada mais é Servir com fidelidade aquele que é o Caminho a Verdade e a vida. Evangelizemos, iniciando todos os dias primeiramente a nós, limpando- nos dá religiosidade, e sim semeando o Fruto do Espírito que todos conhecemos, mas quão difícil de ser vivenciado em sua plenitude. Usemos o nosso tempo com Cristo e para Cristo. Amemos uns aos outros, como á nós mesmos. Paz do Senhor Jesus!!!

    ResponderExcluir